
Introdução:
O trabalho dos órgãos de Segurança Pública, é por limites e estabelecer a ordem na sociedade e manter a paz. No entanto, vemos que embora o Estado tenha leis,isso não impede que o crime ocorra na sociedade. Isso não impede que a violência continue nas grandes cidades e se alastre nas pequenas cidades. Nosso país tem muito o que mudar ainda. Falta recursos,falta rigidez nas leis ao serem cumpridas e esse problema precisa ser resolvido logo, caso contrário os crimes e delitos aumentarão em massa em nosso país. Afinal,nosso país possui no sangue a “cultura da violência” , portanto, não é uma coisa que começou a um século, mas que está na história da construção do país desde o período remoto colonial, como o genocídio, as batalhas sangrentas, etc. O Brasil é firmado encima da violência, é algo inegável.
O título acima pode parecer estranho a você policial ou a você futuro policial, que estuda para a carreira policial. Entretanto, como órgãos de segurança pública estamos correndo o risco de vida a cada segundo, a cada minuto,hora, dia e mês e ano. Os agentes não tem trégua nas grandes cidades, e isso também vale para os agentes de pequenas cidades, pois a violência e a criminalidade não escolhe cidade. Primeiro porque existe uma grande rivalidade entre a Lei e o crime. O crime confronta as leis , e a Lei confronta e condena o crime. Os responsáveis pelo Estado de cumprirem essas leis e as fazerem valerem esta os órgãos de segurança pública. É eles quem corre atrás, prende e condena(juiz). O crime não deseja obedecer as leis porque é contrária quanto as suas práticas criminosas e delinquentes. Portanto,aqueles que compõem o crime odeia, detesta e repudia os órgãos de segurança pública que compõem o Estado. Como um agente de segurança pública, você corre um grande risco de vida de ser atacado a qualquer hora; e para isso deixarei algumas dicas que você agente nunca deve cometer tanto em serviço como durante a folga.
ERROS GRAVES:
– AO ESTAR DE FOLGA: O agente de segurança pública comete muitos erros quando estão de folga. Primeiro, como mencionei acima, o crime não tem hora para agir. Os meliantes não dão trégua. Eles possuem tempo, e geralmente o agente não tem idéia do quanto isso é real. Ao estar de folga um dos grandes erros dos agentes é não observarem o ambiente ao saírem de casa ou quando estão em algum local determinado. Na prática,não existe da parte do agente uma certa atenção quanto ao que ocorre a sua volta. Se sente seguro, e é nessa suposta zona de conforto que ele pode ser surpreendido e ser uma vítima de execução ou assalto que talvez não lhe dê chance de reação ao ser identificado.
– BAIXAR A GUARDA QUANDO SE ESTA EM ALGUM LOCAL: O agente é treinado por sua academia a jamais e em nenhuma hipótese abaixar sua guarda. Ele é treinado para desconfiar de tudo a sua volta, desde um cidadão que o aborda para tirar uma informação,desde uma motocicleta vindo em sua direção. Ele deve estar atento, olhar constantemente em toda a sua volta. Nunca abaixar a guarda.
– ACREDITAR QUE POR ESTAR ARMADO TERÁ CHANCE DE REAÇÃO: Esse é o maior erro cometido pelos agentes. Por possuírem uma arma e estarem com ela, acreditam que a qualquer ocasião terão tempo de reação. Isso é enganoso. Não é somente pelo fato que tenho uma arma na cintura que terei chance de reação em determinado caso , talvez não me de tempo nem de sequer pensar nela, pois posso ser surpreendido por uma rajada. Existem certos momentos que ao abaixarmos a guarda é que presenciamos coisas terríveis. Posso ser abordado por uma arma na cabeça ,seja por um ,dois ou três,talvez não me haja reação. Portanto,nunca esteja seguro por ter uma arma.
– DEIXAR SUA ARMA EM QUALQUER LOCAL EM CASA: No Estado de São Paulo,um policial teve sua casa invadida por um meliante. Sua arma estava encima de uma mesa no exato momento em que o meliante a invadiu. O meliante descobriu ser o homem um policial e o matou. Se a arma do agente estivesse na cintura ele teria tempo de reação. Sargento Fahur é outro exemplo. Ele conta que certa vez deixou sua arma no sofá e foi ao banheiro. Neste momento,teve sua casa invadida por um meliante e relata que passou momento de tensão por estar sem a arma. Por sorte o meliante não a viu. Desde então ele não deixa sua arma nem para ir ao banheiro. Você entende o que quero dizer?
– AO ESTAR ESTACIONADO COM A VIATURA, FICA NO CELULAR E DESATENTO: Um dos casos raros, porém acontecem é de policiais serem alvejados dentro de viaturas por criminosos. Muitos foram vítimas de execuções como mostram os jornais. Os meliantes não respeitam farda e muito menos viatura. São sanguinários. Portanto, ao se estar com uma viatura estacionada é necessário que não esteja com a atenção desligada. Não fique no celular, pois ele pode lhe tirar o foco sobre o ambiente a volta.
– AO ESTAR FARDADO NAS RUAS A PÉ: Constantemente vejo muitos agentes tanto da Polícia como da Guarda Municipal, teclando no celular quando param em algum posto de combustível,ou quando estão em uma certa avenida ou centro. Pessoas passam a sua volta e muitas vezes o agente não percebe pois a tecnologia tira sua atenção do que pode ocorrer a sua volta. Esse é um erro grave, pois o agente pode ser baleado e inclusive ter sua arma furtada.
– CONFIAR EM TUDO E EM TODOS: O agente de segurança pública quando em trabalho e durante a folga jamais deve confiar nas pessoas que presencia na sociedade. Seja por um cidadão que o abordou para lhe tirar uma informação,ou algo mais. Todo agente deve ter isso em mente: nunca confiar em ninguém,muito menos em sua mulher! Sério ? Claro. No Estado de São Paulo,um Delegado de Polícia quase foi morto por sua namorada,por sorte ele conseguiu reagir a tempo. Portanto, essa é a regra, nunca confie nas pessoas. Você não as conhece por dentro, não sabem o que pensam, não sabe o que elas planejam ou tenham em mente. Vivemos em uma sociedade cercada por psicopatas,pessoas com algum tipo de transtorno,pessoas insanas. Cuidado!
Enfim,o trabalho na segurança pública é algo que merece atenção e cautela da parte do agente. Por mais que aprendamos isso nas academias de Polícia ou de ensino, sempre nos esquecemos quando estamos nas ruas. Existem vários modos para que eu expresse de o cuidado que agente deve ter no dia a dia, porém esses são os mais importantes. Lembre – se os indivíduos desta sociedade não temem a lei pois muitas vezes sabem que ela não possui rigidez ao ser aplicada, por isso encontram facilidade. Esteja atento sempre !
Abraço
Por Fabiano Soares.